Cristo Redentor




O Cristo Redentor foi o terceiro anunciado como uma das sete novas maravilhas do mundo. O primeiro foi a Grande Muralha da China. Os nomes dos vencedores foram revelados neste sábado (7) na cerimônia de anúncio do concurso, realizada em Lisboa (Portugal).
Antonio Lacerda/EFE
Cristo Redentor é a terceira nova maravilha do mundo; anúncio foi feito hoje em Portugal
Cristo Redentor é a terceira nova maravilha do mundo; anúncio foi feito hoje em Portugal

O monumento de Petra na Jordânia foi o segundo anunciado das novas sete maravilhas. O quarto foi a cidade inca de Machu Picchu. A pirâmide de Chichén Itzá, no México, foi o quinto nome dito pelos apresentadores. O Coliseu de Roma foi o sexto, e o sétimo e último anunciado como nova maravilha foi o Taj Mahal, na Índia.

O concurso, promovido por uma fundação suíça, recebeu votações pela internet e por mensagens telefônicas. Ao total, o concurso recebeu cerca de 100 milhões de votos.
Divulgação
Chineses fizeram campanha para que construção não ficasse de fora de concurso
Chineses fizeram campanha para que construção não ficasse de fora de concurso

A iniciativa não tem apoio unânime e a Unesco, que se dedica ao patrimônio mundial, decidiu não participar do evento. De origem privada, o projeto pretende completar a lista das sete maravilhas definidas por volta de 200 a.C.

As maravilhas da Antigüidade são: o templo de Ártemis, os jardins suspensos da Babilônia, o mausoléu de Halicarnasso, o colosso de Rodes, o farol de Alexandria, a estátua de Zeus e a grande pirâmide do Egito. Somente esta última existe até hoje.

As pirâmides de Gizé chegaram a figurar na lista de monumentos participantes do concurso suíço, mas foram retiradas da lista de votação após autoridades egípcias demonstrarem irritação com o fato.
Divulgação
Coliseu de Roma foi um dos eleitos
Coliseu de Roma foi um dos eleitos

O Cristo

A estátua do Cristo Redentor possui cerca de 38 metros de altura e fica no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, que está a 740 metros acima do nível do mar.

O projeto, feito de pedra-sabão e considerado patrimônio histórico desde 1937, é do engenheiro Heitor Silva Costa, com colaboração do escultor francês de origem polonesa Paul Landowski. O desenho final é do artista plástico Carlos Oswald.
Ahmad Masood/Reuters
Taj Mahal está entre novas sete maravilhas; mausoléu é ameaçado por poluição na Índia
Taj Mahal está entre novas sete maravilhas; mausoléu é ameaçado por poluição na Índia

Algumas campanhas tentaram angariar votos para seus representantes. O Cristo Redentor, a Muralha da China e Machu Picchu, por exemplo, tiveram o apoio de tais estratégias de marketing. Para a maravilha brasileira o site www.votecristo.com.br, da campanha Vote Cristo arrecadou votos e ensinava como votar no Cristo.

O certificado de participação do monumento no concurso foi recebido por Dom Eusébio Scheid, arcebispo do Rio de Janeiro, pelas mãos do idealizador do concurso, Bernard Weber, em fevereiro.
Divulgação
O monumento de Petra, na Jordânia
O monumento de Petra, na Jordânia

Em junho, a estátua figurava entre os favoritos, mas em maio e meses anteriores, a votação para o Cristo não atendia o esperado.

Evento

A cerimônia deste sábado foi apresentada pelo ator britânico Ben Kingsley e a atriz americana Hillary Swank.
Divulgação
Pirâmide de Chichén Itzá, no México
Pirâmide de Chichén Itzá, no México

O ex-astronauta Neil Armstrong, o ex-secretário-geral da ONU (Organização das Nações UNidas) Kofi Annan, a atriz e a cantora Jennifer Lopez e o primeiro-ministro português, José Socrates, presidente em exercício da União Européia (UE), estiveram entre os presentes.

A produção foi retransmitida em mais de 170 países. Os organizadores afirmam que a audiência estimada ficou em 1,6 bilhão de espectadores ao redor do mundo.
8.jun.2007/Folha Imagem
Machu Picchu, no Peru, recebe diariamente até 2.500 turistas
Machu Picchu, no Peru, recebe diariamente até 2.500 turistas

"É a primeira vez na história que todos os cidadãos do mundo puderam votar e decidir", comemorou o português Diogo Freitas do Amaral, presidente da comissão de honra do evento.

A primeira parte do evento foi dedicada à proclamação das sete maravilhas de Portugal, que não tinham nenhum lugar na competição mundial.

Além da eleição das sete novas maravilhas, a lista é integrada ainda pelas pirâmides egípcias de Gizé, única maravilha antiga a ter sobrevivido aos anos, que foram declaradas "hors concours" e já eram "maravilha do mundo de honra".








0 Responses

Postar um comentário