Bondinho Santa Teresa

O bonde de santa teresa tem história...



Santa Teresa (bairro do Rio de Janeiro)
Santa Teresa é um bairro dividido entre a classe média-alta, média e baixa. Ele possui um grande número de artistas, contrastando com o grande número de moradores das favelas que circundam o bairro. Com cerca de 45.000 habitantes, Santa Teresa é conhecida pelas construções históricas e pelos bondes que circulam em suas ruas.

Faz limite com os bairros da Glória, Catete, Botafogo, Laranjeiras, Cosme Velho, Silvestre, Humaitá, Centro, Catumbi e Rio Comprido. Ele está localizado na Zona Sul em uma colina com raízes no bairro da Lapa (Rio de Janeiro).

Também há no bairro um pólo gastronômico, principalmente ao redor do Largo dos Guimarães, área nobre do bairro. Santa Teresa vem se firmando como uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro e está se tornando conhecido como o Montmartre carioca, devido ao grande número de artistas que possuem ateliê e residem no local. Por causa desse alvoroço cultural, empresários estrangeiros estão investindo em Santa Teresa, adquirindo e reformando propriedades no bairro, como é o caso do Hotel Santa Teresa e do Castelo São Fernando. A valorização que vem ocorrendo no mercado imobiliário do bairro é fruto de um "frenesi" que toma conta dos cariocas, resultado da revitalização da região central da cidade. Atualmente, pertence à Subprefeitura da Tijuca e adjacências.
Índice

* 1 História
* 2 Geografia
* 3 Cultura
* 4 Ligações externas

História

Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, fotografia tirada desde o Castelo São Fernando.

O bairro de Santa Teresa surgiu a partir do convento de mesmo nome, no século XVIII. Ele foi inicialmente habitado pela classe alta da época, numa das primeiras expansões da cidade para fora do núcleo inicial de povoamento, no Centro da cidade. Surgiram, então, vários casarões e mansões inspirados na arquitetura francesa da época, muitos dos quais estão de pé até hoje.

Em 1872, surgiria o bonde que se tornou o símbolo do bairro, e que atualmente é a única linha em funcionamento na cidade, subindo a rua Almirante Alexandrino. Inicialmente, o bonde era verde, mas passou a ser pintado de amarelo após reclamações de moradores que diziam que o bonde "sumia" em meio à vegetação do bairro. O bonde vai do bairro ao centro da cidade através dos Arcos da Lapa, um antigo aqueduto hoje desativado, desde 1896, quando fez sua primeira viagem.

Geografia

O bairro, carinhosamente chamado pelos cariocas de "Santa", é composto de várias ladeiras tortuosas, que ligam-no aos bairros vizinhos da Glória, Laranjeiras, Cosme Velho, Lapa, Bairro de Fátima, Catumbi e Rio Comprido. No alto há uma impressionante vista além dos acessos para o Parque Nacional da Tijuca e o Corcovado. O acesso é feito pelo bonde e por "linhas de ônibus", isto além dos badalados jipes turísticos que são comumente vistos nas íngremes ruas do bairro.

Cultura
Com o tempo, Santa Teresa perdeu seu status de bairro nobre, mas tornou-se ao longo dos anos um bairro de interesse turístico. As principais atrações são:

* Bonde de Santa Teresa
* Museu Chácara do Céu
* Parque das Ruínas
* Castelo Valentim
* Hotel Santa Teresa (antiga fazenda de Santa Teresa)
* Convento de Santa Teresa
* Ateliês - vários artistas moram no bairro e expõem suas obras
* Restaurantes e bares
* Igreja de Nossa Senhora das Neves
* Museu do Bonde

Ruas de Subida:
* Rua Monte Alegre
* Rua Cândido Mendes
* Rua Paula Mattos
* Ladeira do Castro
* Rua Alice
* Rua Francisco Muratóri














0 Responses

Postar um comentário